Calculadora de participação de resultados/lucros para escritórios de advocacia

Ela foi pensada exclusivamente para advogados que querem discutir de uma forma madura, equilibrada e baseada em uma metodologia com argumentos claros. Sem emoção ou 'pessoalidades'.

Nos últimos 09 anos temos visto muitas sociedades de advogados, mesmo as grandes, com dificuldades na definição da distribuição dos resultados entre os sócios.

Em geral, definem percentuais igualitários, que causam sempre certo incômodo com o passar do tempo, pois um sócio trabalha mais que outro, 'vende' mais que outro, ou é mais tecnicamente melhor preparado.

O que fizemos nessa trajetória foi compilar as melhores definições sobre a distribuição de resultados e desenvolver uma calculadora para acelerar a decisão. Nossa missão aqui é trazer uma análise mais sensata e amadurecida sobre esta questão.

Preencha todas as questões. Para questões em que a seleção de vários sócios é permitida, tente limitar sua seleção a um ou dois fundadores, não a todos.

Esta calculadora é experimental. Se não gostou do resultado, mande-me um e-mail com os detalhes e tentarei fazer melhorias.

Obrigado!

André Medeiros - Sócio na Advoco Brasil

alternative

Avaliação dos papeis e responsabilidades e da distribuição de resultados

  • 1 Fundadores(es)
  • 2 Liderança
  • 3 Captação e Venda
  • 4 Saber jurídico
  • 5 Capital financeiro
  • 6 Dia a dia empresarial
  • 7 Perda de liderança
  • 8 Perda de capital intelectual
  • 9 Marketing e branding
  • 10 Rotinas de trabalho

Quem são os sócios fundadores?


Quem é o CEO? Ou o cabeça que administrará a sociedade?

Idealmente o indivíduo com mais senioridade e experiência deve ser a pessoa escolhida, sobre a qual cairão as maiores responsabilidades para a administração do negócio.


Qual dos sócios será o maior responsável por captar clientes, usando principalmente sua rede de relacionamentos


Quem tem a maior experiência e conhecimento jurídico e será o maior responsável por aplicar a inteligência na produção jurídica?

Tanto na orientação, quando na influência.


Quem vai aplicar, ou aplicou, a maior parte do capital inicial para investir no lançamento do negócio?


Quem trabalhará em tempo integral, dedicando-se todos os dias ao desenvolvimento do escritório?


Se este fundador se retirar da sociedade iria afetar seriamente as chances do negócio dar certo no futuro?


Se este fundador se retirar ele provavelmente iria nos impedir de gerar receita rapidamente?


Quem será o responsávell por fazer o marketing jurídico?

Tanto escrevendo artigos para o site, quanto na produção de ações diretas com o mercado proporcionando apresentações para potenciais clientes, jornalistas e formadores de opinião, além de aplicar ações institucionais, como reuniões com potenciais clientes, almoços e debates


Quem vai cuidar das rotinas do escritório?

O dia-a-dia para fazer a engrenagem funcionar, ou seja, entregar o que foi vendido para o cliente.


O que esta calculadora não faz

  • Ela não lida com salários/remuneração, mas com o percentual de participação nos resultados do escritório
  • Não é objetivo da calculadora demonstrar as boas práticas sobre gestão financeira, mas sobre equilibrar a distribuição percentual, com foco em questões mais objetivas
  • Não leva em consideração fatores emocionais ou apegos sobre esforço e energia empreendidos nos últimos tempos. Os co-sócios que investem dinheiro significativo ou co-fundadores que se juntam muito após a primeira 'versão do escritório' não entram como sócios fundadores.

O mundo dos negócios sempre está em constante evolução, neste caso, não há problema em substituir algumas questões sobre desenvolvimento do escritório, mas tenha em mente que você também precisa sempre estar atento ao desenvolvimento pessoal. Sempre há o que pode ser melhorado!

Quem são os sócios fundadores?

São os sócios que constituíram a sociedade no seu nascedouro. Em geral esses sócios têm um ‘peso’ maior sobre a marca, a idealização e responsabilidade inicial sobre o escritório.

O que significa “Quem é o CEO? Ou o cabeça que administrará a sociedade?”

Recomendamos que haja sempre um ‘administrador’ com funções bem delimitadas para conduzir a liderança, mesmo que temporária, do escritório. Por exemplo, com mandado de 02 anos. Há sempre muitas questões operacionais e administrativas que devem ser resolvidas com celeridade, quanto maior a burocracia para essas questões, mais ineficiente é o escritório. Ter um ‘cabeça’ com mandado e papeis e responsabilidades definidos é sempre o melhor caminho. Nós temos uma cartilha de boas práticas sobre papeis e responsabilidades dos sócios. Fale conosco para acessá-la.

Pode haver dois CEO’s? duas ‘cabeças’?

Não. Em escritórios com gestão amadurecida, já sempre uma alternância nesta função. Um sócio pode ficar dois anos, e depois transferir essa função para outro. É preciso que o líder entenda de liderança! Parece básico, mas advogados não são treinados para serem líderes e, por vezes, dificuldades em lidar com decisões difíceis, impopulares e de risco. Habilidades como essas precisam ser desenvolvidos.

Somos 5 ou mais co-fundadores. Você pode adicionar mais nomes à calculadora?

Não. A maioria dos escritórios com que lidamos são pequenos e médios e têm configurações similares a esta. Neste caso, nós podemos fazer as análises internamente e repassar os resultados para você. Entre em contato conosco.

Um dos fundadores já investiu sozinho, ou quase sozinho, recursos anteriormente, colocando dinheiro e energia para trazer clientes, a calculadora leva isso em conta?

Você deve tratar os fundadores que colocam um dinheiro significativo separadamente. Considere-os como co-fundadores e responda às perguntas ignorando a contribuição em dinheiro. De qualquer forma, isso pode gerar algum incômodo na análise final, então outras variáveis precisam ser inseridas fora da calculadora. Entre em contato conosco para fazermos juntos essa análise.

alternative alternative

Fale Conosco

Quer mais informações ou tem dúvidas sobre como funciona a metodologia de Participação de Resultados? Entre em contato com nossa equipe.